Total de visualizações de página

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

22 de ago. de 2013

Aves grandes como os avestruzes têm ereções sem sangue


De acordo com pesquisadores, o avestruz tem ereções sem sangue. Antes se pensava que as grandes aves tinham mecanismos de ereção parecidos com os humanos, mas cientistas americanos confirmaram que eles na verdade aumentam o pênis com fluido linfático.

Todos as outras aves com pênis têm ereções dessa maneira, levando os cientistas a imaginar que o mecanismo envolve ancestrais. A maioria das aves se reproduz com a cloaca – tocando uma a outra o suficiente para transferir o esperma do macho para a fêmea.

A cloaca é uma
abertura única, através da qual eles urinam e excretam. Mas certas espécies, incluindo os patos, gansos, cisnes e flamingos também possuem pênis. Nas aves, o órgão reprodutivo é estranho por ser aumentado com a linfa: o fluído dos tecidos corporais.

Mas a família dos Ratites (aves que não voam), que inclui o avestruz e o kiwi, pareciam ser exceção. “Descobertas antigas, do fim do século 19, sugeriam que o avestruz tinha um sistema de ereção sanguíneo, mas não havia nada sobre a ema ou o reia”, comenta Patricia Brennan, coautora do estudo. “Já que todos as outras aves com com pênis têm ereções linfáticas, eu sempre pensei que fosse estranho o avestruz ter um sistema sanguíneo”, explica.

Para resolver o mistério, Brennan e sua equipe examinaram de perto o pênis dos avestruzes e das emas, encontrando grandes diferenças.

“O pênis do avestruz é muito diferente do da ema ou do reia, porque é feito de uma matriz densa de colágeno, mas o sistema linfático está todo lá”, afirma. “O avestruz tem vasos sanguíneos na superfície do pênis, o que o faz ficar rosa, mas o interior do órgão é cheio de linfa, e não de sangue”.

De acordo com a doutora, a evidência confirma que “a ereção linfática evoluiu do ancestral dos pássaros”. Mas ainda existem questões em aberto sobre essa evolução.

Similaridades já foram encontradas entre o pênis das aves e dos répteis, mas o segundo usa sangue para ereções, com os mamíferos.

“A razão da troca entre o sistema vascular sanguíneo e o linfático continua um mistério”, comenta Brennan. “O sistema linfático é de baixa pressão, o que significa que a ereção não pode ser mantida, e isso tem implicações grandes no modo como as aves copulam”.


FONTE: http://www.euquerobiologia.com.br/2012/01/qual-e-grade-do-curso-de-biologia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDA A MONTAR SEU TRABALHO!