Total de visualizações de página

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

23 de set. de 2014

ESCLAVAGISMO OU SINFILIA (Relações Ecológicas)

Esclavagismo - O que é?

CONCEITO
O esclavagismo ou sinfilia é uma relação desarmônica que ocorre entre indivíduos da mesma espécie ou não (interespecífica ou intra-específica), onde alguns se beneficiam das atividades, trabalhos ou produtos produzidos por outros seres vivos.
 

EXEMPLOS

O esclavagismo pode ser interespecífico ou intra-específico.
 
Em caso de esclavagismo interespecífico, ou seja, quando este ocorre entre espécies diferentes, podemos citar como exemplos quase todas as atividades nas áreas de agropecuária, zootecnia, apicultura, avicultura, sericultura, ovinocultura, suinocultura, equinocultura, etc. Assim temos:
- Abelhas e humanos: nesta relação os humanos cuidam das abelhas para que elas produzam mel, própolis, cera e geleia e aproveitam-se destes materiais. Além disso, aproveitam o trabalho de polinização das abelhas nas lavouras, plantações e pomares.
- Formigas e pulgões: os pulgões são transportados para o formigueiro com o intuito de beneficiar as formigas. Eles sugam uma seiva das plantas que é rica em açúcar, mas não tem muito aminoácido. Como os pulgões precisam de aminoácidos, eles secretam grandes quantidades dessa seiva que é aproveitada pelas formigas que lambem os pulgões e os mantém limpos. Desta forma, as formigas mantêm os pulgões sempre por perto para se beneficiarem do seu trabalho.
- Rãs e humanos: neste caso os humanos criam as rãs em cativeiros a fim de aproveitar sua carne, seu couro e da vantagem de alimentarem-se de insetos nocivos ao homem.
- Bovinos e humanos: a relação acontece quando o homem cuida dos bovinos para obter produtos que te interessam como a carne, o leite, ossos e diversos outros produtos que possam beneficiar o homem.
 
Esclavagismo - Exemplos
 
 
O esclavagismo intra-específico ocorre entre indivíduos da mesma espécie, mantendo como principal característica o fato de um individuo beneficiar-se do trabalho do outro.
Como exemplos temos:
- Leão: os leões aproveitam-se das fêmeas para caçar, cuidar dos filhos e fazer todos os trabalhos.
- Hiena: as hienas fêmeas (matriarca) são as líderes dos bandos e aproveitam-se dos trabalhos das outras hienas. A relação destes indivíduos é inversa a do leão, pois os machos são submissos às fêmeas, pois elas são maiores e mais robustas.
Se avaliarmos o esclavagismo no âmbito social, podemos dizer que o homem já foi ou ainda é esclavagista por aproveitar-se do trabalho escravo de outros seres humanos.
 
Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDA A MONTAR SEU TRABALHO!