Total de visualizações de página

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

4 de mai. de 2018

INTEGRAÇÃO - MÓDULO 2 - BIOSFERA (1ºA e B) 2018


RESOLUÇÕES INTEGRAÇÃO MÓDULO 02
BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS

01 c; 

02. c; 

03. b; 

04. c;  

05. V, F, F, V, V; 

06. b;  

07. B; 

08. No período considerado, a emissão  de dióxido de carbono era compatível com a capacidade de absorção deste gás pela biosfera, isto é,  a quantidade de CO2 emitida era menor do que o potencial biológico de absorção, no conjunto de processos que caracteriza o ciclo biogeoquímico do carbono. Os processos fisiológicos associados a esse ciclo são fermentação, respiração e fotossíntese. Fermentação e respiração aeróbica usam moléculas combustíveis como a glicose, liberando CO2. A fotossíntese assimila o CO2, utilizando energia química  na forma de ATP e NADPH, obtida pela conversão de energia luminosa, para a construção de moléculas orgânicas. Até 1960, com a emissão de dióxido de carbono por outras fontes, inda em níveis toleráveis, o equilíbrio entre esses dois processos explica as condições registradas no gráfico.

09. A curva “X”  corresponde aos consumidores de primeira ordem e a curva “Y”, aos produtores. Com a extinção dos consumidores   de segunda ordem, tem-se um aumento dos consumidores primários, uma vez que estes perdem seus predadores naturais.     Com esse aumento populacional de consumidores primários, maior é a demanda destes por alimento, o que faz com que o número de produtores diminua. Porém, com o passar do tempo, a população de produtores será insuficiente para    a manutenção dos herbívoros, o que gerará uma posterior diminuição dos consumidores primários.               

10 a) Plantas são produtores, gafanhotos são consumidores primários; os pássaros, nesse caso, são consumidores secundários e os gaviões são consumidores terciários.

b) O aumento populacional dos gaviões acarretará de imediato uma diminuição no número de pássaros. Este fato terá como consequência o aumento no número de insetos herbívoros. O resultado esperado será, então, uma diminuição na população de plantas da região.

c) Todo carbono das moléculas orgânicas dos componentes da cadeia alimentar provém do gás carbônico. Este é fixado pelos produtores, por meio da fotossíntese, em compostos orgânicos, entre os quais glicídios, aminoácidos e demais substâncias orgânicas. Estas serão transferidas através dos componentes da cadeia alimentar até o nível trófico ocupado pelos gaviões.

d) O nitrogênio de moléculas orgânicas é, normalmente, introduzido nas cadeias alimentares por bactérias fixadoras de nitrogênio. Estas  são capazes de transformar o nitrogênio componente do gás nitrogênio em amônia e outras transformam a amônia em nitrato, que é assimilado pelas plantas e utilizado na síntese de moléculas orgânicas nitrogenadas, como aminoácidos e bases nitrogenadas.

11 a) A maior produtividade de grãos deve ocorrer na área intacta porque nessa região a taxa de nutrientes minerais do solo, inclusive o nitrato, é mais elevada, uma vez que ainda não ocorreram a erosão e a lixiviação.
b) O elemento químico presente no nitrato (NO3) é o nitrogênio. Esse elemento é utilizado na síntese de compostos orgânicos nitrogenados, como as    proteínas e os ácidos nucleicos (DNA e RNA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDA A MONTAR SEU TRABALHO!