Total de visualizações de página

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

1 de mai. de 2018

INTEGRAÇÃO MÓDULO 13 - MORFOLOGIA DAS ANGIOSPERMAS (2ºA e 2ºB)

Integração do Módulo 13 - Morfologia das Angiospermas

1. a) O velame é um tecido de raízes de algumas plantas aéreas adaptado à absorção de água. As folhas reduzidas ou ausentes são adaptações a pouca disponibilidade de água, por diminuir a sua perda por transpiração. O parênquima aquífero, como o presente em alguns cactos, é um tecido de reserva de água.   

2. c) As características apresentadas são típicas das folhas, órgãos especializados na respiração e produção de matéria orgânica do vegetal.   

3. c) Raízes fasciculadas (em cabeleira), caule com feixes vasculares difusos e folhas com disposição paralela dos vasos condutores são típicas de plantas monocotiledôneas.  

4. a) A entrada e saída de gases da planta são feitas principalmente por meio dos estômatos, grupos de células com abertura, presentes em grande quantidade nas folhas.   

5. b) A batata-inglesa é um caule subterrâneo denominado tubérculo; o alho e a cebola são bulbos (formados por folhas modificadas denominadas catáfilos); gramíneas são exemplos de monocotiledôneas. 
 

6. b) As raízes pivotantes do algodoeiro são compridas e alcançam as partes mais profundas do solo, de modo que conseguem chegar até a água dos depósitos subterrâneos.  
  
7. d) O colênquima é um tecido de sustentação formado por células vivas e alongadas, dotadas de reforços de celulose em sua parede. O parênquima aquífero é encontrado em algumas plantas de locais secos; esse tecido armazena água que é utilizada em períodos de seca prolongada.   

8. b) O feijão é uma semente (o fruto é a sua vagem), a batata-inglesa é um caule (apresenta gemas foliares), a cenoura é uma raiz tuberosa, a alface é formada por folhas e o pimentão é um fruto (com sementes em seu interior).   

9. a) O colmo é o caule da cana-de-açúcar: não-ramificado e segmentado em gomos. Feixes vasculares difusos e raízes fasciculadas são típicos de monocotiledôneas. 

10.  Somatório: 04 + 16 + 64= 84 
As raízes são órgãos vegetais. Já a epiderme é um tecido, e os estômatos são conjuntos de células especializadas. 
Os frutos não são formados por células meristemáticas; o meristema é formado por células com alta capacidade de divisão mitótica, como aquelas presentes nas gemas foliares e caulinares. 
As células que permitem as trocas gasosas da planta (em sua maior parte) são os estômatos. 
O colênquima e o esclerênquima são tecidos de sustentação; o primeiro é formado por células vivas e o segundo, por células mortas.  

11. Somatório: 01 + 02 + 04 + 08= 15
A afirmação 16 descreve as eudicotiledôneas, e não as monocotiledôneas. As angiospermas não são os únicos vegetais que produzem sementes; as gimnospermas também o fazem.

12.  Somatório: 002 + 004 + 008 + 016 = 030 
Os pelos absorventes estão presentes na zona de maturação celular da raiz. As estípulas são projeções filamentosas ou em forma de lâmina, na base do pecíolo das folhas. No entanto, elas não são responsáveis por prender o pecíolo ao limbo; há muitas folhas que não apresentam estípulas. 

13. Somatório: 02 + 04 + 08 = 14 
A epiderme é o tecido que dá origem a estruturas superficiais da planta como pelos absorventes e acúleos. O parênquima das plantas pode ser clorofiliano, rico em cloroplastos, e também armazenar amido, óleo, água e gases. O meristema primário é derivado das células embrionárias e pode originar células de alongamento do caule e da raiz, tecidos de revestimento e tecidos vasculares (xilema e floema). O meristema secundário é proveniente de desdiferenciação das células adultas e também pode originar tecidos de revestimento e vascular. 

14.  V F V V F 
A disposição dos feixes vasculares nas gimnospermas não é difusa; eles se apresentam organizados em um cilindro central. O câmbio vascular é um tipo de meristema encontrado em plantas com crescimento secundário, e o meristema fundamental ou primário é derivado diretamente das células embrionárias e determina o crescimento primário. 

15.  V V V F V 
O câmbio vascular produz xilema voltado para a parte interna do vegetal e floema para a parte externa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDA A MONTAR SEU TRABALHO!