Total de visualizações de página

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

1 de mai. de 2018

INTEGRAÇÃO MÓDULO 14 - FISIOLOGIA DAS ANGIOSPERMAS (2ºA e 2ºB)

Integração do Módulo 14 - Fisiologia das Angiospermas


01. A;

02. C;

03. B;

04. A;

05. B;


06. SOMA 41 (1 + 8 + 32);

07. A;

08. B;

09. C;

10. E;

11. B;

12. a) As estruturas foliares que participam do processo de trocas gasosas entre as plantas e        o meio são os estômatos, constituídos por duas células estomáticas  com um orifício regulável entre elas (ostíolo), que permite as  trocas gasosas com o meio. Quando as células estomáticas tornam-se túrgidas, elas se afastam e o ostíolo se abre.   
b) A auxina induz a formação de raízes em ramos, o que facilita a propagação vegetativa por meio da estaquia.

13. A folha A não ficará corada, pois, estando totalmente coberta, não fará fotossíntese e não produzirá amido.  Já na folha B, o quadrado descoberto ficará corado, pois essa parte exposta à luz realizará fotossíntese, produzindo amido que reagirá com o iodo.

14. a) Em ambos os gráficos, as curvas I representam as variações da velocidade de transpiração pelas folhas, ao passo que as curvas II mostram a velocidade de absorção de          água pela raiz. Os gráficos representam um dos principais mecanismos de transporte de água absorvida pela raiz até as folhas. Esse mecanismo depende, inicialmente, de uma perda de água pelas folhas por transpiração, cuja consequência é a sucção de água no sentido da folha, o que acarreta a absorção de água do solo pela raiz. Assim, à medida que a velocidade de transpiração varia, ela promove, após algum tempo, uma variação similar da velocidade de absorção de água pela raiz, o que explica a defasagem de tempo entre as curvas.

b) Os gráficos W e Z mostram os resultados dos experimentos 2 e 1, respectivamente. No experimento 2, a umidade do ar era mais elevada que no 1. Consequentemente, as taxas de transpiração diminuíram, acarretando, também, um decréscimo similar das taxas da absorção   de água pela raiz. 

15. a) A curva A representa as condições III; a curva B, as condições I; a curva C, as condições II.
b) Ao meio-dia, em razão do maior suprimento de água na condição III, a abertura dos estômatos das plantas submetidas a essas condições é maior do que as submetidas à condição I.           

c) A transpiração é responsável pela formação da pressão negativa em toda a coluna líquida, desde o alto dos vasos lenhosos até a base do caule. Essa pressão negativa atua como força de          sucção para puxar a seiva bruta, desde a raiz até as folhas.

16. a) A 1,5m, pois o crescimento do caule se dá pela extremidade.  

b) Em razão do impedimento da passagem de seiva elaborada para as raízes, já que a retirada do anel da casca ocasionou a perda do floema. 

17. (Resposta pessoal) Espera-se que inclua em sua resposta: plantas que não se desenvolvem   bem em locais sombreados, necessitando ficar expostas ao sol, são denominadas plantas de sol (ou heliófilas) e têm ponto de compensação luminosa elevado. Para crescer, as plantas precisam acumular substâncias orgânicas, realizando mais fotossíntese do que respiração; portanto, necessitam receber intensidade de luz superior à de seu ponto de compensação luminosa. Plantas de sombra (ou umbrófilas) têm pontos de compensação luminosa mais baixos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDA A MONTAR SEU TRABALHO!